CLICK E ACESSE O SITE DO FILME

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Movimento Cultural reúne artistas em prol da música cearense


No final da década de 70, o Ceará foi palco de um movimento artístico que mostrou ao Brasil o alto nível de seus músicos, compositores e intérpretes. Foi a Massafeira (1979), coordenada na época pelo cantor e compositor Ednardo. A mesma inquietude, diante da falta de espaço para escoar as produções, que tomou conta daqueles artistas vem mobilizando uma nova geração. Daí nasce o “Bora! Ceará Autoral Criativo”. O movimento já gravou o primeiro CD a ser lançado no dia 5 de setembro, no Passeio Público, a partir das 16h.

O CD intitulado “A nova música do Ceará” teve a participação de 20 músicos e bandas cearenses: Edinho Vilas Boas, Argonautas, Breculê, Miss Cauim e os Beiramalizados, A Engrenagem, Jânio Florêncio, Marco Leonel, Fukuda, Eletrocactus e Jácio Cidade, Renegados, Marcos Paulo Leão e Janaína Braga, Encontros Casuais, Wilton Matos, Cinco em Ponto, Aparecida Silvino, Fulô da Aurora e Osvaldo Zarco, Felipe Breier, Lifanco e Bosco Lisboa, 4deCada, Lídia Maria (Fulô de Araçá) e Joyce Custódio e Esquina Brasil.

Segundo Alan Mendonça, um dos fundadores do movimento, a união dos artistas pode proporcionar novas produções coletivas e fortalecer o cenário para os novos músicos por meio de parcerias com os mais experientes “Eu vejo muito disso em outros estados. Em Minas, por exemplo, é comum ver o Milton Nascimento gravando composição do Skank. Estas parcerias fortalecem o cenário local ao mostrar novas bandas para o Brasil”, explica Alan.

Alan diz ainda que os músicos no Ceará pecaram por muito tempo quando, por imposição do mercado musical, se distanciaram e acabaram perdendo o “ataque em bloco”, o que enfraqueceu a cena local. Por isso o poder ficou do lado dos empresários dos meios de comunicação. “Hoje vemos cerca de 30 músicas sendo massificadas em todas as rádios brasileiras, num universo de quase 200 milhões de habitantes. Mostra o quanto precisamos avançar”.

Alan comenta que o compositor Ednardo já mostrou interesse em colaborar com o movimento, “Ele me ligou dizendo que gostaria muito de colaborar para o segundo CD (previsto para janeiro), e existe a possibilidade de ele escrever parte do encarte. Atualmente, Ednardo está muito atarefado, mas ficamos muito felizes de saber que podemos contar com o apoio de pessoas como ele”, conta.

O movimento vem crescendo num espírito coletivo, ressalta Alan. Recentes shows realizados no Passeio Público só aconteceram por que os músicos emprestavam suas caixas de som, instrumentos, cabos. Cada um ajudando do jeito que podia, tornou possível chamar a atenção das pessoas e conseguir apoio dos estúdios “Casa da música” e “Imagem Som”, que fizeram a gravação do 1º CD.

O próximo passo é fundar o Instituto Ceará Autoral Criativo. “Desta forma esperamos conseguir aprovar projetos com mais solidez de grupo”, justifica Alan. Atualmente cerca de 70 pessoas fazem parte do movimento, que pretende expandir para outras áreas das artes, e de outras funções na sociedade.

As reuniões acontecem na casa do Alan, localizada na Avenida Jovita Feitosa, 3255, bairro Parquelândia, em Fortaleza, todas as quartas pela manhã. Para mais informações o interessado pode acessar o blog : http://cearaautoralcriativo.blogspot.com/ .

Confira o texto de Autoapresentação do Movimento:

“O Ceará Autoral Criativo é um projeto que pretende gerar um espaço para a liberdade criativa em nosso estado. A idéia é promover encontros de artistas que têm em comum a vontade de se expressarem dentro de um coletivo que se propõe a intervir diretamente na sociedade, fazendo apresentações em espaços públicos, abertos, sedentos por manifestações artísticas que cativem as pessoas para a poesia do novo e do que se pode respirar poeticamente nos dias de hoje.

Esse movimento não pretende impor juízos de valores do que é “bom” ou “ruim”. O grande intuito é acolher os artistas interessados em exporem seus trabalhos e se juntarem a esse coletivo, unindo forças pela causa primeira do grupo: a liberdade criativa. Por isso não será vetado nenhum trabalho por razões estéticas ou de estilo. O intuito é que os artistas se encontrem, conheçam de perto seus trabalhos, que possam dialogar entre si, interagir e alcançar o grande público naturalmente, como uma mão que precisa da outra, e as duas juntas gerando uma bela harmonia da natureza.

Estimular, produzir e ampliar horizontes, eis algumas das coisas que permeiam nossos ideais. E o ideal maior é o ser livre, feliz e inteiro pra vida. A arte é um caminho. É o caminho que nós do Ceará Autoral Criativo escolhemos seguir.”

Contato: Alan Mendonça, Movimento Ceará Criativo – (fone: 85 9944 2220 / 3217 3269)

Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509) - Jornalista Responsável: Carmina Dias 00629JP / Estagiário de Jornalismo: Leandro Porto

http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=2056

Nenhum comentário:

Postar um comentário