dicas
LEITURA
Leitura, leitura, leitura, todos os dias, em todo o tempo livre. Durante a leitura separe, pelo menos, 15 minutos para fazê-la em voz alta. Diversifique bastante, leia jornais, poesias, textos publicitários, narrativas, historinhas de crianças etc.
Não leia apenas para praticar dicção e respiração, leia para adquirir cultura, estar atualizado, bem informado. A leitura enriquece o vocabulário e a prática da leitura diária é essencial na formação de um profissional de comunicação.
RESPIRAÇÃO
Todos nós sabemos respirar. Ao sairmos do ventre materno somos instintivamente ensinados a fazer uso do nosso aparelho respiratório. Respirar é algo que fazemos sem maiores preocupações, o processo é assimilado naturalmente, no entanto, a respiração do locutor, cantor, orador, ou qualquer pessoa que faça uso profissional da voz é mais do que inspirar ar e expirar gás carbônico.
Adquira nossa apostila com muito mais dicas para seu aprendizado ou aperfeiçoamento.
POSTURA – De acordo com Hermeto Pascoal, um dos músicos brasileiros mais respeitados, nosso corpo é o instrumento musical mais completo do mundo. Quando falamos, fazemos uso deste instrumento que, como qualquer outro, deve estar bem afinado e em perfeitas condições de uso.
Um mal estar, uma doença, distúrbios nervosos, problemas emocionais, ou dor em qualquer parte do seu corpo, ira comprometer sensivelmente a produção da fala.
Nossa voz sofre modificações provenientes, a maioria das vezes, do nosso estado emocional. Por isso, é de vital importância relaxar. Liberar-se de tensões então, desta maneira, produziremos uma boa locução. O controle das emoções pode influenciar mais do que qualquer outra coisa na produção da fala, é impossível realizar de modo eficaz uma locução, sem que haja controle emocional.
O nervosismo acarreta em tensão muscular que comprometerá diretamente o aparelho respiratório e articulações, língua, músculos da face, maxilar, pescoço, laringe.
É claro que é impossível não ficar nervoso mas o esforço gerado pela preocupação em fazer da melhor maneira possível a locução ocasionará com certeza em alterações na voz.
exercícios
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}
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elem.parentElement.setAttribute("bgColor", rollover_color);
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//alert("Must be Netscape! do nothing");
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// set color of the link text
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elem.children(0).style.color=text_color;
}
}
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Durante a locução a respiração deve ser feita da seguinte forma:
Encha os pulmões de ar, de preferência pelo nariz, principalmente
em ambientes abertos ou frios.
Faça-o estendendo o diafragma para baixo, de modo que sua
barriga pareça encher-se de ar.
Você notará que a parte superior dos seus pulmões, também se
inflará. Mas de forma correta, ou seja : somente no final de sua
inspiração. Isto quer dizer, que você conseguiu inflar todo o seu
pulmão.
É claro que você não vai fazer nenhum mergulho em profundidade.
Entretanto, é necessário que as pessoas que trabalham com a voz,
dominem esta técnica. Dosando a quantidade de ar a ser inspirado,
de acordo com a frase a ser lida ou cantada.
Toda a produção do som e todas as técnicas da fala estão
baseadas na respiração, que influi na dicção , volume da voz e
resistência do locutor.
Vamos praticar com um pequeno texto.
Durante sua leitura, você encontrará, frases ou períodos mais longos, que deverão ser lidos de uma só vez. ou seja: num só fôlego. Para isso você terá que controlar melhor sua respiração. A primeira coisa a fazer é estudar o texto, e identificar frases onde será necessário o emprego de maiores ou menores tomadas de ar.
Quando estava aprendendo a respirar durante a locução, aprendi uma técnica que me ajudou consideravelmente. Está técnica se baseia em marcar o texto que será lido com barras simples ou duplas. As barras simples, marcam as menores tomadas de ar. As barras duplas marcam as maiores tomadas de ar.
Como exemplo tomaremos este texto publicitário da Golden Cross.
A VITÓRIA DE UM LIDER, É UMA CONQUISTA DIÁRIA, //
FEITA DE PEQUENOS GESTOS E ATITUDES. // A GOLDEN CROSS REAFIRMA ESTA VERDADE A CADA DIA // SE EMPENHANDO AO MÁXIMO / PARA QUE VOCÊ POSSA USUFRUIR DE NOSSA LIDERANÇA / COM TODA A TRANQUILIDADE QUE A SUA VIDA MERECE.//
GOLDEN CROSS PRIMEIRO LUGAR EM SAÚDE.
ARTICULANDO
Explorar da melhor maneira possível suas áreas de ressonância, é um dos segredos para manter a beleza da voz. Quando queremos falar em um tom mais grave ou aveludado, utilizamos a região do torax onde ressoam os tons graves e médios. Os timbres mais altos, ressoam na região da face, onde os tons agudos se amplificam, dando uma aparência mais jovial a fala.
Articular bem as vogais, abrir a boca de forma correta, também é algo vital para uma boa impostação da voz. Uma vez que é nas articulações da boca,(lábios, língua, musculatura da face, dentes), que o som adquiri caractesísticas especiais, seja vogal ou consoante.
A - É - Ó - Sons claros e abertos. Para emissão perfeita destas vogais, temos que ovalar a boca. Com esta posição o som recua para o fundo da garganta e vibra no palato mole, entrando para a ressonância alta, e projetando-se timbrado.
Ô - Ê - I - U - Sons escuros e fechados. O movimento labial faz com que eles se projetem para frente. Nos sons agudos o maxilar cai deixando a boca ovalada.
Ê - I - Estas duas vogais merecem atenção pois são horizontais, e para se projetarem usamos o sorriso, que os mantém vibrando no mordente até o centro da voz. Para atingir notas agudas, o sorriso permanece, porém a boca vai se ovalando em busca de um som arredondado e bem timbrado.
ENCONTROS CONSONANTAIS.
Tão importantes quanto as vogais são as consoantes. Se as vogais são responsáveis por uma fala com ótima qualidade de timbre, as consoantes tornam a leitura ou a locução mais inteligíveis. Articular bem as consoantes, é imprescindível para uma boa comunicação. Para exercitar as consoantes, deve-se fazer a leitura em voz alta, exagerando ou hiperarticulando todas as sílabas.Não se preocupe com o ritmo ou velocidade de sua leitura, faça o exercício de forma bem consciente e com calma.
FRASES PARA PRATICAR COM ENCONTROS CONSONANTAIS, DE DIFÍCIL LEITURA, ACONSELHO QUE SE FAÇA A LEITURA DESTAS FRASES, MORDENDO UM LÁPIS.
1. O prestidigitador prestativo e prestatário está prestes a prestar a prestidigitação prodigiosa e prestigiosa .
2. A prataria da padaria está na pradaria prateando prados prateados
3. Branca branqueia as cabras brabas nas barbas das bruacas e bruxas branquejantes.
4. Trovas e trovões trovejam trocando quadros trocados entre os trovadores esquadrinhados nos quatro cantos.
5. As pedras pretas da pedreira de Pedro pedreiras são os pedregulhos com que Pedro apedrejou três pretas prenhas .
6. O grude da gruta gruda a grua da gringa que grita e , gritando , grimpa a grade da grota grandiosa .
7. No quarto do crato eu cato quatro cravos cravados no crânio da caveira do craveiro.
8. O lavrador é livre na palavra e na lavra , mas não pode ler o livro que o livreiro quer vender .
9. Fraga deflagra um drible , franco franqueia o campo , o povo se inflama e enfrenta o preclaro juri , que declara grave o problema .
10. Quero que o clero preclaro aclare o caso de clara e declare que tecla se engana no que clama e reclama.
11. A flâmula flexível no florete do flibusteiro flutuava fluorescente na floresta de flandres.
12. Na réplica a plebe pleiteia planos de pluralidade plausíveis na plataforma do diploma plenipotenciário .
13. No tablado oblongo os emblemas das blusas das oblatas estavam obliterados pela neblina oblíqua.
14. A hidra, a dríade e o dragão ladrões do dromedário do druida foram apedrejados .
15. O lavrador lavrense estudou as livrilhas e as lavrascas no livro do livreiro de lavras .
16. O pingüim banhou-se na água do aquário .
17 . O gato cruel cravou as garras no cangote do camundongo que comia crosta de cará na cumbuca quebrada. O cão que cochilava acordou com o conflito e correu com o gato .
18. Esse quadro representa a esquadra da Guanabara
locução rádio
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//alert("Must be Netscape! do nothing");
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Todos sem exceção que trabalham ou já tiveram o privilégio de fazer rádio, sabem que o amor pelo rádio é regra na profissão .
Grande parte dos profissionais de rádio, aprenderam seu ofício na prática do dia a dia . Adquirindo conhecimentos, experiências, técnicas, que são passadas pelos mais experientes, os mais antigos na profissão. Talvez seja este o motivo de ser tão escassa a quantidade de publicações sobre rádio. Principalmente os manuais, estes são raros no Brasil .
AS CORES DO RÁDIO.
O rádio é um meio de comunicação puramente auditivo. É o que chamamos de meio cego. No entanto o rádio possui o poder de incitar a imaginação, de tal forma que, logo que o ouvinte ouve a voz do locutor, forma em sua mente a imagem de quem está falando.
Na TV, as imagens que vemos estão confinadas nas polegadas de sua tela. No rádio, as imagens que são criadas pela imaginação do ouvinte, não tem limites. Suas dimensões, cores, sabores, aparências, dependem da imaginação de cada ouvinte, e do poder interpretativo do locutor.
A grande diferença entre as imagens criadas pelo rádio, e as imagens exibidas na TV, é que o telespectador assiste as imagens que saem da televisão. No rádio as imagens brotam de dentro do ouvinte. No caso do walkman, as cenas acontecem literalmente dentro da cabeça do ouvinte.
ABERTURA DE UM PROGRAMA
Começar bem o dia, levantar com o pé direito, chegar para uma entrevista e causar uma boa impressão logo de cara. Tudo o que construímos, tudo o que realizamos com sucesso, tudo de melhor que conquistamos, depende essencialmente de um bom começo, de uma boa base. Para que um bom orador realize com êxito seu discurso, ele terá que caprichar na introdução. O teor das primeiras palavras e de vital importância para ganhar a atenção do público logo de início.
Caprichar na abertura do programa, é regra entre os bons locutores e é fator primordial para ganhar a audiência logo de começo. Realizar com sucesso a abertura de um programa proporcionará ao locutor um estado de satisfação, gerando tranqüilidade e segurança, durante todo o decorrer do programa.
CONSTRUINDO UMA BOA ABERTURA
Um bom locutor é acima de tudo um bom comunicador. Comunicar é transmitir mensagens através de diversas linguagens . Nos comunicamos por gestos, pela escrita, com sinais, mas principalmente através da fala que é de longe o meio de comunicação mais eficiente e mais utilizado pelo homem. A informação que será passada através da mensagem, ou seja o conteúdo da mensagem é fator vital para uma bem sucedida abertura.
A MENSAGEM DA ABERTURA
O que dizer na abertura do programa ?
Somente o necessário, mas o suficiente para transmitir sua mensagem, realizando uma boa comunicação e com isso uma perfeita abertura.
Separei por tópicos a mensagem que comporá nossa abertura.
1. Saudação incluindo a hora e data
2. nome da rádio e a sintonia.
3. nome do programa, conteúdo do programa.
4. Seu nome (locutor)
5. Convite a participar por telefone ou email, etc...
6.Anuncia a primeira música.
EX: Muito boa noite... hoje 29 de novembro agora são oito horas e dez minutos , Está é a rádio SENAC em 98,7... está entrando no ar mais um SENAC ESTILO, músicas de bom gosto para pessoas de bom gosto como você. Eu sou Pedro Aguiar e estaremos juntos até a meia noite, até lá você pode ligar e participar pelo 25825519...E começamos com boa música... TEARS IN HEAVEN (ERIC CLAPTON)
locução TV
LOCUÇÃO PARA TV
A TV é de fato um grande veículo de comunicação, e sem sombra de dúvida veio para ficar . Forma opinião, influencia de forma radical o consciente coletivo. O telespectador se deixa dominar pelo mundo colorido e convidativo das novelas, se emociona com as imagens de documentários, se sente compelido a adquirir o produto anunciado nos comerciais, tão bem produzidos. E tudo isso de forma passiva, as vezes sentado em um sofá, inerte e incapaz de reagir a enxurrada de informações que são despejadas sobre ele. É aí, neste universo de informações audiovisuais, que o locutor de TV realiza seu trabalho .
O locutor de rádio ao ler um texto capta a emoção predominante, e usa seu potencial vocal e interpretativo, buscando vender a idéia do autor da melhor maneira possível. Sem a referência das imagens, o ouvinte faz uso de sua percepção auditiva. Embora não veja nada, tão somente ouvindo, pode perfeitamente enxergar tudo com os olhos da sua imaginação .
O locutor de TV, realiza seu trabalho de acordo com as imagens que serão exibidas na tela. Uma locução que harmoniosamente se agregará a música e imagens do documentário, comercial, noticiário, ou qualquer outro produto em exibição na tela da TV .
oratória
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Oratória é o termo que designa a arte de falar em público. Constitui uma das variantes do discurso argumentativo. Enciclopédia Universal Multimídia
Foi em Siracusa que nasceu a arte da oratória. Na antiguidade, Siracusa foi a maior e mais importante cidade da Sicília. Entre as ruínas arquitetônicas, contam-se um teatro grego, um anfiteatro romano, o altar-mor de Híeron II e a cidadela do século IV a.C
O primeiro manual sobre a retórica surgiu nesta cidade no século V antes de Cristo. Este manual foi escrito pelos siracusanos Córax e seu discípulo Tísias. Corax escreveu a obra para orientar os advogados que se propunham a defender causas de pessoas que desejavam reaver seus bens e suas propriedades tomados pelos tiranos.
Existe uma anedota sobre o aprendizado de Tísias. A história conta que Tísias se recusou a pagar as aulas ministradas pelo seu mestre Corax alegando que, se fora bem instruído pelo mestre, estava apto a convencê-lo de não cobrar. Se este não ficasse convencido, era porque o discípulo ainda não estava devidamente preparado, fato que o desobrigava de qualquer pagamento.
A civilização Grega tinha em alta consideração os homens que dominavam a arte da oratória. Aristóteles discípulo de Platão, escreveu as bases da oratória em seu famoso tratado intitulado: A ARTE DA RETÓRICA , Aristóteles não fazia discursos, apenas escreveu sobre o assunto.
DEMÓSTENES, este sim, ficou famoso tornando-se o mais eloqüente orador da Grécia. Superou suas dificuldades naturais, pois era gago.
Conta-se que Demóstenes corria contra o vento recitando versos e colocava pedras na boca para aperfeiçoar sua dicção.
SETE PASSOS PARA SE ENSAIAR UM DISCURSO
· Primeiro passo – definir claramente seu objetivo
Pergunte : o que quero obter com meu discurso ?
Uma resposta concisa a pergunta , simplificará as coisas e ajudará a definir claramente o principal : seu objetivo
Por exemplo
Que o ouvinte concorde em concertar a cisterna do prédio...
Que o ouvinte vote em Maria para nova presidente da junta ...
Que o ouvinte colabore doando recursos para ajudar o orfanato .
· Segundo passo – por um título interessante
Pergunte : Que palavra , frase ou oração comunicará a idéia de maneira fácil de entender , ou despertará curiosidade por meu discurso ?
É melhor que seu discurso tenha um título que o identifique claramente, para concentrar suas idéias em seu objetivo , e que sirva para armar seu argumento ao redor de uma frase que te faça recordar constantemente a idéia principal .
Uma sugestão prática para pôr um título em seu discurso, é combinar três elementos :
1. Usar a idéia central
2.Conectá-la com a ação que deseja obter dos ouvintes como resultado .
3. Usar um verbo na primeira pessoa do plural .( Apoiemos , trabalhemos, vamos , lutemos , etc...)
Terceiro passo : preparar a conclusão .
Pergunte : Como terminarei meu discurso ?
O final do discurso é para pedir ao ouvinte que reflita sobre o explicado, ou que faça algo a respeito . Tem duas partes fundamentais :
1. Uma solicitação
2. Uma motivação
Por exemplo : Uma solicitação para os exemplos em questão .
· Ajude os meninos do orfanato com uma modesta contribuição .
· Apoie a eleição de Maria como nova presidente da junta .
Finalmente a motivação, é dizer, por que razão, e para que propósito se pede ?
Quarto passo : Ordene suas idéias logicamente .
Pergunte-se : Como ordenarei minhas idéias ?
Sempre umas idéias devem vir primeiro e outras depois. Por exemplo, estas são quatro das fórmulas mais utilizadas pelos oradores.
1. Do problema a solução
2. Das causas aos efeitos
3. Por contraste
4. Por combinação de vários estilos de ordenamento .
Por exemplo : Vejamos o tema do orfanato .
Fórmula 1 – ( do problema à solução )
Problema : Por negligência, os meninos estão doentes e perdendo anos de estudo .
Solução :O ideal seria prover e administrar uma doação que os beneficie a curto e longo prazo .
Formula 2 – (causas e efeitos)
Causas – Uma administração deficiente tem causado desperdício de recursos do governo .
Efeitos – Edifício descuidado , pessoal inadequado , meninos doentes, perdendo aulas .
Fórmula 3 – (desvantagem)
Desvantagem – Mentes que poderiam ser úteis à sociedade , são desperdiçadas por causa da negligência .
Fórmula 4 – ( combinação de estilos )
(problema) Meninos abandonados (causa), por negligência (desvantagem), se transformam em recursos humanos desperdiçados .
Quinto passo - ( preparando uma introdução / opcional )
A ordem de idéias que você definiu no quarto passo, é exatamente a mesma que te servirá para apresentar uma prévia do assunto que irá discursar. Esta introdução é opcional e dependerá das circunstâncias , assim como do tempo que dispõe.
exclusivo arte de falar
PARA PREGADORES
Pregar o evangelho é a mais elevada vocação de um homem. O ministério da palavra é o ministério por excelência. Posso afirmar sem medo de errar, que a pregação autêntica do evangelho é, e sempre será a tarefa principal da igreja aqui nesta terra. Nestes últimos dias, Deus está procurando homens e mulheres, conscientes desta elevada responsabilidade que é proclamar as boas novas de salvação.
Impossível ler sobre a trajetória da Igreja mesmo que superficialmente, sem perceber a importante posição que a pregação sempre ocupou na vida da Igreja Cristã. Não podemos ignorar nomes como : John Wesley, Charles Finney, Dwight L. Moody e tantos outros que, em circunstâncias extremamente adversas se comprometeram com esta grande comissão que é pregar o evangelho.
MANEJAR BEM A PALAVRA.
Antes de mais nada, é importante dizer que, um bom pregador é essencialmente um bom orador. Alguém que consciente ou inconscientemente, faz uso de técnicas de oratória em seus sermões.
É impressionante como alguns pregadores, conseguem tamanha eloqüência, sem nunca terem estudado oratória. Sou forçado a admitir que, esta pessoa é alguém que possui o dom da palavra.
E o que é o dom da palavra ?
Penso que todos nós possuímos um talento inato. Este dom quando descoberto, exercitado e bem aproveitado, gerará frutos abundantes.
Poetas, escrevem e encantam corações. Músicos, enchem de alegria qualquer lugar. Dançarinos arrancam aplausos das platéias, palhaços arrancam gargalhadas. Os artistas podem fazem chorar mas o bom orador, pode fazer tudo isso, com o poder da palavra.
Na carta do apóstolo Paulo a Thiago, no capítulo 1 versículo 17. encontramos a seguinte revelação divina: Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, do Pai das luzes. Falar bem é uma dádiva, um dom de Deus. Embora o versículo em questão nos diga que o dom dado pelo Pai é perfeito, devemos entender que ninguém chega a perfeição, sem a prática. No entanto, é necessário dizer que, a prática precisa ser bem orientada. O aprimoramento de um dom depende de investimentos que incluem estudos, treinamento, esforço, auto-conhecimento, objetividade.
Agora imagine uma pessoa que nasceu com o dom de pregar, aprendendo a melhor utilizá-lo. Como na parábola dos talentos. O que recebe cinco talentos negocia-os e ganha outros cinco. Por isso aconselho a todos pregadores o estudo da oratória.
A identidade
A maior vantagem do pregador esta no fator identidade. Imagine que maravilha seria se todo orador, tivesse à sua inteira disposição, um auditório de pessoas, que se identificam com a mesma coisa. No caso em questão: pessoas que possuem a mesma fé. Estas pessoas estão ali voluntariamente. Suas expectativas são muito parecidas. E estão todas ali no auditório da igreja, sedentas por uma palavra que as façam sentir que o próprio Deus está falando.
Porque ainda assim, alguns pregadores fracassam em suas mensagens? Falta de preparo ? Falta de organização? Falta de harmonia ?
RECEBA EM CASA NOSSA APOSTILA COMPLETA SOBRE ORATÓRIA PARA PREGADORES.
DISCURSOS PERSUASIVOS.
Todos os grandes oradores são essencialmente persuasivos em seus discursos. Persuadir etimologicamente vem do latim, per suadere, "per + suadere" . O prefixo "per" significa de modo completo, "suadere" = aconselhar (não impor). É o emprego de argumentos, legítimos e não legítimos, com o propósito de se conseguir que outros indivíduos adotem certas linhas de conduta, teorias ou crenças. Diz-se também que é a arte de "captar as mentes dos homens através das palavras". (Polis – Enciclopédia Verbo da Sociedade e do Estado).
Discursos persuasivos são aqueles que conseguem captar a mente do auditório, e modificar suas opiniões, conceitos e idéias. Basicamente para persuadir existem dois caminhos:
O caminho da razão (cérebro) e o caminho da emoção (coração).
FONTE:http://artedefalar.tripod.com/id5.html
Dicas de Locução
No rádio de hoje, uma boa voz não é impreterivelmente o fundamental, ainda que ajude e seja um item de importância.
Para o locutor de rádio, o mais importante é transmitir com objetividade, segurança e credibilidade na leitura da informação.
O sucesso do locutor de notícias depende principalmente de:
- conhecer os assuntos abordados;
- ler o texto antes de entrar no ar;
- marcar as palavras que devem ser lidas com ênfase;
- assinalar a pronúncia correta de nomes e lugares;
- ler sem pressa;
- interpretar (e não encenar) o texto;
- ser natural – alegre, consternado ou irônico – sempre respeitando o tom da notícia;
- acreditar no que está lendo.
Uma boa dicção valoriza o texto e não confunde o ouvinte.
Por isso, o locutor deve articular bem as palavras, sem comer letras ou sílabas inteiras, nem deixar cair o tom de voz no final das frases, atrapalhando o ritmo da leitura.
O locutor deve ficar a cerca de dez a vinte centímetros de distância do microfone, para evitar a saturação do mesmo, e por conseguinte provocar a distorção no áudio.
Na verdade, essas distância varia de acordo com a potência de voz de cada um: quanto mais forte for a voz, mais afastado o locutor deverá ficar do microfone.
Varia também com a qualidade de captação do microfone.
Técnicas - Ao falar
Jamais abra um microfone para falar sem ter em mente tudo o que deseja falar.
O raciocínio no momento da fala deve ser geral e não específico.
Nunca parta para um argumento pensando na idéia fragmentada, você vai se perder em meio aos argumentos durante a locução.
O locutor ao abrir o microfone, já deve ter sua idéia concatenada, ou seja, sua idéia já deve estar construída na mente, com começo, meio e fim.
Nosso cérebro é muito mais veloz ao construir as frases quando pensamos, do que nosso aparelho fono articulatório quando ao expressá-las quando falamos. Se você aprender a condicionar sua mente a construir toda a idéia antes de falar, sua comunicação será mais efetiva e sua verbalização mais equilibrada e constante.
Ao contrário de muitos comunicadores que constroem suas frases no momento da fala.
A locução vai ficar carregada de entrecortes e titubeio, que acabará denotando insegurança e falta de preparo no assunto abordado.
Antes de falar observe:
- Leia pelo menos três vezes o textos a serem apresentados no ar.
- Jamais interprete um texto sem lê-lo bem;
- Certifique-se se todos os comandos a serem dados à mesa de áudio estão preparados, tais como, músicas, vinhetas ou trilhas a serem veiculadas no ar;
- Procure saber se existe alguma novidade na programação, tais como novas músicas ou promoções, ou até mesmo, alterações técnicas nos equipamentos do estúdio;
- Confira sua programação musical para certificar-se se todos os CDs ou Md de músicas, se for o caso, estejam no estúdio.(*)
- Confira também sua programação comercial para certificar-se se todos os Mds e textos de comerciais testemunhais estão no estúdio. (*)
(*) Sistemas operacionais computadorizados substituíram cartuchos, fitas cassete e até mesmo mds na hora de veicular músicas e comerciais. Um microcomputador ligado à mesa de áudio, gerência a entrada dos breaks, das vinhetas e das músicas. Com um click no mouse o locutor ou sonoplasta colocam no ar todo o conteúdo que antigamente deveria ser comandado manualmente. Grande parte das emissoras brasileiras se utilizam do sistema Digirádio, produzido pela Victor.
Técnicas - Locução e voz
Da mesma forma que um pianista cuida em especial de suas mãos, um atleta de seu corpo, um locutor também precisa cuidar de sua voz. Uma bela voz vem de tributos pessoais, da formação congênita de uma pessoa. Mas não devemos esquecer no entanto, que a boa comunicação pela voz, não é feita apenas pôr um belo timbre.
Vimos anteriormente, que muitos fatores além da qualidade vocal, interagem
no momento da locução, tais como: dicção, articulação e a pronúncia correta das palavras junto ao microfone.
À seguir anote algumas dicas que sempre funcionaram comigo:
- Evite tomar líquidos excessivamente gelados de uma só vez. O líquido em baixa temperatura, quando ingerido rapidamente, pode baixar suas defesas, devido a presença de uma flora bacteriana presente em sua traquéia. No momento da ingestão, o líquido gelado que vai para o estômago, provoca um desequilíbrio térmico no interior do nosso corpo. Isto faz com que o sangue e os glóbulos vermelhos, que são a defesa do organismo naquela região, sigam instantaneamente para o aparelho digestivo, à fim de levar calor para àquela região. Isto provoca uma baixa resistência nas defesas da garganta que pode ser invadida pôr bactérias e vírus localizados naquela região, causando com isso um foco infeccioso, conhecido pôr amigdalite, que vai provocar rouquidão. Para evitar a origem destes problemas basta, você ingerir líquidos gelados mais pausadamente, quebrando inicialmente a baixa temperatura na boca.
- Evite tomar leite, iogurte, comer queijo, ou chocolate antes de locutar.
Não que prejudiquem sua voz, mas porque toda substância láctea quando ingerida, vai alterar o Ph da sua saliva, deixando-a mais viscosa. Isto vai provocar pigarros devido a maior densidade da saliva ao umectar as cordas vocais durante a fonação.
- Se você é fumante, saiba que o cigarro é um dos maiores inimigos da qualidade da sua voz. Pequenas partículas de Alcatrão, Nicotina, Piridina e Furfurol contidos na fumaça, serão depositados nas cordas vocais e em toda a estrutura do aparelho fono articulatório, causando constante irritação.
Tosses e pigarros estarão dividindo espaço com sua Locução.
- Gargarejos diários com água morna e sal, acompanhados de meio copo de limão pela manhã, agem como preventivos das infecções de garganta, excessivamente prejudiciais ao locutor...
Técnicas - Notícias
A programação jornalística de rádio pode expressar-se em várias formas de apresentação. Estas são as principais:
§ nota: texto pequeno, de cinco a oito linhas, com informação rápida e objetiva, para ser lido em intervalos da programação musical. É uma forma de manter o ouvinte atualizado sobre assuntos variados.
§ boletins: textos com notícias sobre um mesmo tema. Geralmente são breves e regulares, apresentados durante a programação, como forma de acompanhar um evento.
Exemplo:
- Depois de dois anos de obras, a sede própria da Rádioficina vai ser inaugurada neste próximo dia 25 de setembro – dia do rádio às três horas da tarde. Confirmaram presença: César Rosa, Emílio Surita, Beto Rivera e Irineu Toledo.
Desde cedo, o radialista deve desenvolver a escrita de boletins:
- Informando sobre situação das estradas;
- Dando a previsão do tempo;
- Transmitindo informações de eventos ao vivo;
- Divulgando fatos de utilidade pública.
- jornal falado: é a reunião das principais notícias do dia ou da semana. Pode durar de cinco a trinta minutos. O jornal falado tem divisões bem definidas, com a apresentação de notícias locais, nacionais, esportivas e culturais. O ideal é que o jornal seja lido por dois locutores: isso dá mais ritmo e agilidade às notícias e evita a monotonia.
- manchetes: as três ou quatro notícias mais importantes merecem destaque na forma de manchetes (frases com apenas uma linha). As manchetes abrem a edição de um jornal falado e anunciam para o ouvinte os principais fatos do dia.
Exemplo de manchetes:
- “Fiori Giglioti é o novo professor de locução esportiva da Rádioficina”.
- “A Rádioficina recebe os recursos da Abraqua – Associação Brasileira de Qualificação Profissional Pró-Rádio para sua rádio na Internet”.
- “Aluno da Rádioficina recebe prêmio em concurso de locução”.
§ comentário: é a opinião de alguém que conheça bem o assunto que comenta. O comentarista influência o ouvinte. Um comentário nunca é neutro: sempre servirá para emitir um juízo de valor.
Exemplo:
- A professora Juçara Silveira, da Rádioficina, comenta a escolha dos livros didáticos “Como falar no Rádio” e “Rádio – Inspiração, Transpiração e Inspiração” adotados pelo MEC e que serão utilizados no próximo ano letivo. Ela diz porque alguns autores foram selecionados e outros não. Também avalia como os alunos poderão aproveitar os novos livros.
- edição extraordinária: informação que entra no ar a qualquer momento, geralmente no formato de notas, interrompendo a programação quando a notícia for urgente.
Exemplo:
- “Acabou há pouco a reunião de corpo docente da Rádioficina. Eles decidiram que a verba da Caixa Escolar será empregada na compra de equipamentos de áudio para a escola. Os novos equipamentos servirão às aulas de sonoplastia. Mais informações sobre essa decisão, ao meio dia, no nosso jornal”.
- utilização de recursos sonoros: todo programa deve começar e terminar com trechos de música. Isso permite que, já na abertura, o programa seja identificado imediatamente pelo ouvinte.
Música, som e efeitos especiais são importantes no rádio. Compensam a limitação do veículo, que utiliza um dos nossos sentidos. Os recursos sonoros no rádio colaboram para a criação de “imagens” auditivas.
Ao você apresentar um noticiário observe os seguintes detalhes:
- Procure tomar líquidos antes da locução, tais como: Chá, Café ou suco de frutas. É preciso manter as cordas vocais sempre umectadas durante a fonação.
- Leia o texto pelo menos três vezes.
A primeira vez para certificar-se do assunto abordado no texto da matéria, à fim de determinar os moldes da interpretação na leitura, ou seja, é preciso conhecer o tema para não ser alegre ou descontraído em notícias sérias ou vice-versa;
A segunda vez para você identificar a existência de nomes estrangeiros, palavras de difícil pronúncia ou a presença de números ou cifras;
A terceira para definir sua modulação, projeção de voz e ritmo de leitura;
- Fique atento ao roteiro e aos sinais do operador de áudio, caso você não opere a mesa durante a leitura do texto. A sincronia da técnica com a locução são muito importantes no rádiojornalismo.
Fica muito mal no ar você chamar uma matéria e entrar outra;
- Pronuncie corretamente seu texto, definindo bem a pronuncia das palavras, principalmente naquelas terminadas com “S” ou “R”;
- A interpretação e a entonação das palavras durante a leitura da notícia devem ser bem feitas, na forma correta, para que não se perca o sentido ou se cometam exageros.
- Realce bem o final das frases do texto, fazendo um breve intervalo, à fim de que o ouvinte não misture os assuntos contidos na notícia que vem a seguir. Se houver trilha de fundo, uma breve elevação do áudio entre uma notícia e outra vai causar o mesmo efeito no ar.
- Preste atenção ao chamar matérias externas, à fim de não trocar o nome dos repórteres ou pessoas. O mesmo em notícias com números, cuide para que não sejam trocados.
- Na locução a dois sempre é importante existir uma diferença no timbre de vozes. Isto vai dar mais ritmo e velocidade ao jornal. Deve-se observar ainda pôr parte dos locutores, a sincronia durante a leitura, para que um não atropele a locução do outro.
- Se cometer algum erro, substitua-o pôr palavras como: ou melhor, ou seja, imprima um leve sorriso nos lábios e continue. Não chame a atenção para o fato, pois o ouvinte de rádio na maioria das vezes, pôr estar somente ouvindo ou fazendo outras coisas ao mesmo tempo, não se apercebe de um erro como na televisão.
Técnicas - Fashes
Ao Elaborar uma matéria em forma de flash (1) ou boletim (2) observe:
- Observe as condições do local escolhido para dar a matéria.
Cuidado com locais com muita circulação de pessoas, os ruídos e as interrupções podem prejudicar sua concentração e o raciocínio durante a transmissão;
- Certifique-se do tempo de sua entrada no ar. Caso haja alguém para ser entrevistado, mantenha-o informado do tempo também.
Seja conciso e direto no relato das informações, não esquecendo que seu objetivo é informar e não opinar.
As matérias não devem ultrapassar um minuto no FM.
Já no Am conforme a segmentação da emissora (rádiojornalismo, prestação de serviço ou entretenimento) o repórter dispõe do dobro do tempo, devido ao maior espaço dado para a notícia dentro da programação.
- Jamais passe o microfone para as mãos do entrevistado – seja a figura dominante durante a entrevista.
- Mantenha sua participação no ar num ritmo vibrante e dinâmico.
- Faça um boletim com objetividade e clareza, procurando deixá-lo dentro da linguagem do rádio, cuidando ainda para que a síntese não prejudique a nitidez.
- Em matérias com a participação de outras pessoas, faça perguntas diretas e peça do entrevistado respostas concisas também.
- Certifique-se que os detalhes técnicos da transmissão estejam em ordem. Faça os devidos testes para certificar-se disto.
- Geralmente o locutor no boletim se reporta a uma central da emissora ou ao próprio locutor no estúdio. Um check-in deverá ser feito antes da entrada do repórter no ar, através do retorno.
- Em matérias que envolvam a entrada de ouvintes observe: vocabulário, dicção, articulação e pronúncia, bem como, o assunto a ser abordado pelos mesmos.
- Não esquecer das deixas e ganchos com o locutor no estúdio, evitando com isto possíveis buracos ou espaçamentos entre as passagens dentro do programa.
(1) Flash – Rápida informação sobre um fato, dado pelo repórter.
(2) Boletim – Breve informativo transmitido pelo próprio repórter sobre assunto abordado em entrevista, ou baseado em informações que não foram gravadas. Num boletim o repórter poderá ainda, fazer uso da mobilidade do rádio para descrever o ambiente ou até mesmo o estado de espírito das pessoas entrevistadas.
Técnicas – Entrevistas
- Prepare-se, procurando conhecer bem seu entrevistado antecipadamente, através de releases divulgados à imprensa ou informações veiculadas pela mídia. Um artista que possua uma boa assessoria de imprensa, jamais se apresentará para uma entrevista sem um release, ou seja, um texto preparado para estas ocasiões, que contenha seu histórico e dados de sua carreira. Mas como tudo pode acontecer no rádio prepare-se para imprevistos.
- Faça um roteiro da entrevista que contenha: o nome, uma breve apresentação do seu entrevistado, particularidades da pessoa e os motivos que a levaram a participar do seu programa;
- Procure fazer perguntas inteligentes, rápidas e objetivas;
- Cuide para que suas perguntas sejam abrangentes mas não extremamente explicativas, a ponto de no final, você já ter dito o que o entrevistado lhe responderia.
Fonte: Radialismo e Art
http://www.radialismoeart.hpg.ig.com.br/radialismo.htm
Dicas para um locutor de rádio
Cyro César
Não existem fórmulas mágicas para se formar um bom locutor, existem recursos que, quando bem aproveitados, facilitam na locução.
O Locutor e o Microfone
Alguns anos atrás os microfones não possuíam a tecnologia de hoje. Com o desenvolvimento dos atuais, temos condições de ampliar a voz humana a extraordinários limites. A voz passou a ser mais bem detectada, ganhando um colorido todo especial. Da mesma forma que a voz passou a ser amplificada, com a nova tecnologia, surgiram também alguns requisitos básicos a serem observador pelos locutores quanto à sua utilização:
ANTES DE USAR UM MICROFONE, DEVE-SE TESTÁ-LO JUNTO AO EQUIPAMENTO.Atitude: Coloque a chave do microfone ou o canal em que ele está acoplado à mesa em áudio, e teste-o de forma a saber se está como o funcionamento normal. Via de regra sempre fazemos o teste antes de entrarmos no ar.
POSICIONE O MICROFONE DE FORMA CORRETA JUNTO A VOCÊ.Atitude: Os microfone são acoplados às "girafas", ou seja, a pedestais metálicos, reguláveis na altura e na distância. Certifique-se de que o microfone esteja desligado e regule-o de forma a ficar em distância e altura compatíveis ao seu trabalho.
DISTÂNCIA CORRETA.Atitude: Conforme o microfone variam-se as distâncias. Existem microfones mais sensíveis, que devem ficar a pelo menos 1 metro de distância do locutor, devido sua multidireção de captação sonora. É o chamado microfone multidirecional.O Shure, Leson e outros de semelhantes características são chamados de unidirecionais, por captarem os sons da voz com qualidade, somente na posição frontal e, neste caso, devem ficar a uma distância de 10 a 20 cm do locutor. Pois do contrário, em distância provocaríamos os famosos "pufs" no ar, que nada mais são do que a saturação na capacidade de captação do mesmo.
MAU FUNCIONAMENTO DO MICROFONE.Atitude: Se o microfone começar a funcionar mal, não vacile em substituí-lo por outro. Normalmente mau funcionamento do equipamento se dá pelo desgaste do material, por quedas e fortes batidas no mesmo e ainda por mau contato dos cabos e conectores do microfone junto à mesa.
CUIDADO COM A RESPIRAÇÃO, POIS O MICROFONE VAI CAPTÁ-LA E AMPLIFICÁ-LA.Atitude: Uma das coisas que mais demonstram que um locutor é iniciante é a forma pela qual são feitas as tomas de ar antes de se falar. O microfone amplifica os sibilados da voze os ruídos provocados pela boca. É extremamente desagradável ouvirmos alguns tipos de ruídos provocados pela língua, dentro da boca, durante a locução. Cuide para isto não acontecer.
NÃO DÊ APARTES PRÓXIMO AO MICROFONE, A SUA FALA SERÁ CAPTADA E AMPLIFICADA.Atitude: Muitas vezes o microfone é deixado aberto no ar, por esquecimento ou propositadamente, quando na passagem rápida de um segmento a outro do programa. Neste momento devemos cuidar para que não provoquemos sons detectáveis junto a ele, tais como: Úfa, Que calor, Vá mais pra lá, etc.
SE ESTIVER LENDO NÃO VIRE AS FOLHAS DIANTE DO MICROFONE, VIRE-AS FORA DE SEU ÂMBITO DE ALCANCE.Atitude: Procure dispor de forma ordenada as folhas dos noticiários ou da programação. Desta forma, quando você entrar no ar, não correrá o risco de perder-se diante delas.
O Locutor e o Ouvinte
Você deve se identificar com o ouvinte e não o ouvinte se identificar com você. Diante desta colocação. Talvez um pouco contraditória à primeira vista, existe a necessidade de você ser intensamente agradável no ar. Pois, são milhares de ouvintes a presenciarem a sua forma de se comunicar. O ser humano, pela sua própria necessidade de se agrupar, procura se identificar com todas as coisas que o rodeiam e ao mesmo tempo se sentir identificados por elas.
Saiba como cativar os seus ouvintes
Tome conhecimento de tudo o que estiver acontece no na emissora, quanto a promoções a serem realizadas no ar, bem como toda e qualquer alteração dentro da programação.
Certifique-se de que todo equipamento esteja funcionando normalmente.
Confira a programação musical, o roteiro comercial.
Ao ler observe os seguintes detalhes:
Fique atento aos sinais do operador, quando houver, é dele que sai o comando técnico
Interpretar corretamente o texto, para não correr o risco de ser alegre em notícias tristes, ou vice-versa.
O tom precisa ser convincente, de quem acredita no que está falando.
Pronuncie bem as palavras, não esquecendo os finais com "S" ou com "R".
Articule bem o final das frases e realce as frases finais do texto.
Não deixe qualquer ruído atrapalhar a audição do ouvinte. Evite tossir, pigarrear, espirrar ou bater com o lápis ou caneta na mesa. Se acaso acontecer, aja com naturalidade.
O Locutor durante a locução
Quando estiver comandando a programação no ar, não esqueça das regras fundamentais de sincronia e criatividade. O jogo bem elabora, entre as vinhetas e viradas de uma música para outra, traz à sua locução um colorido especial. Procure evitar a falta de concentração no seu trabalho fazendo outras coisas ao mesmo tempo, isto provoca erros.A concentração é fundamental para a execução perfeita da operação de mesa, quando se trata de um locutor-operador (FM) e ainda é indispensável à sincronia entre o locutor e o operador de áudio (AM). A postura é muito importante, ela revela respeito à programação e ao ouvinte.
O Locutor e a Voz
A voz é o instrumento de trabalho do locutor e através dela muitos conseguem criar uma magia em volta de si. Uma bela voz não é aquela, tão-somente, grave e aveludada; precisamos ainda de uma boa dicção, articulação e interpretação a tudo que falarmos ao microfone.Existem alguns cuidados para se manter um bom padrão vocal:
Evite tomar líquidos gelados.
Gargarejos com água morna, acompanhados de meio copo de suco de limão pela manhã. Agem como preventivos das infecções da garganta, prejudiciais ao locutor.
(Extraído do livro - Como Falar no Rádio - Editora Ibrasa)
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comunicacao/radio-locucao.html
55 DICAS PARA SER UM LOCUTOR COMPLETO
1. Viva cada dia como se fosse o único.
2. Conviva sempre com os melhores, com os que pensam grande. Assim você terá em quem se espelhar e superar.
3. Para tornar-se um locutor de sucesso você tem que sentir prazer no que faz. Fazer de verdade, não simplesmente por fazer. Fazer por um objetivo na vida.
4. Não basta você oferecer às pessoas o que elas querem. O ideal é oferecer um algo a mais. Descubra o que as pessoas a sua volta desejam.5. Fique tranqüilo, porque ninguém sabe mais que ninguém.6. Ninguém é bom em tudo. Não tenha vergonha de perguntar.7. Não tenha medo de errar. Errando se aprende. É caindo que você pega forçar para se firmar.8. O melhor investimento é aprender. Seus bens materiais um dia acabarão e o que se aprende fica para sempre.9. Siga seus princípios, mesmo que o caminho seja mais difícil e demorado. Se não há caminho a seguir, abra sua própria trilha.10. Seja extraordinário e dê o melhor de si.11. Evite corrigir. Tem vezes que o melhor é deixar o erro passar, e se desculpar, ao invés de tentar corrigir e errar novamente. Se você não tem certeza, informe-se primeiro, mas nunca “chute” uma informação. Você nunca deve “achar alguma coisa” quando estiver no ar, tenha sempre certeza do que está falando.12. Cuidado para não depreciar uma empresa ou alguém.13. Concentre-se. Pense bem no que vai falar.14. Leia bastante jornais, revistas e livros.15. Agrade as mulheres. Elas são as principais ouvintes e as mais detalhistas.16. Treine em voz alta.17. Não fuja do seu roteiro.18. Seja você mesmo. Nenhuma técnica é mais importante que a sua naturalidade.19. Não chegue em cima da hora. Prepare-se antes.20. Fale num bom volume de voz e no seu tom certo.21. Fale com bom ritmo, alternando a velocidade da fala para manter aceso o interesse dos ouvintes.22. Tenha um vocabulário adequado ao seu perfil de público.23. Fale com emoção. Demonstre interesse e envolvimento pelo assunto.24. Tenha postura física correta para sua voz sair melhor.25. Dê à sua fala um início, meio e fim.26. Cuidado com as gaguejadas e com os hãaaaaa.... Isso passa insegurança.27. Não tente decorar sua fala. Faça um roteiro com as principais informações.28. Se der o “branco”, diga aos ouvintes que depois retomará esse assunto. É bom que você sempre tenha sempre um texto de apoio para caso você se perca na explicação.29. Gesticule e faça a expressão facial trabalhar a seu favor. A fisionomia tem que estar relaxada, com um ar natural e descontraída, mesmo que as pessoas não estejam lhe vendo.30. Nunca perca a calma.31. Tenha cuidado para não falar demais. Você pode acabar perdendo o foco.32. Entenda sobre o que você está falando. Nunca fale sobre algo que não conhece.33. Tenha sempre uma “carta na manga” para improvisar.34. Promova reuniões com bolo e café para toda a equipe. Em um momento assim de descontração dá para se aproveitar bastante coisa e ter novas idéias de programas e promoções.35. Transmita objetividade, segurança e credibilidade na leitura da informação.36. Marque as palavras que devem ser lidas com ênfase.37. Marque pausas da sua respiração.38. Assinale a pronúncia correta de nomes e lugares.39. “Traduza” números romanos e ordinais.40. Procure “abrasileirar” palavras estrangeiras.41. Leia sem pressa.42. Interprete o texto.43. Respeite o tom da informação.44. Acredite no que está lendo.45. Cuide da dicção, articule bem as palavras, sem comer letras ou sílabas inteiras, nem deixar cair o tom de voz no final das frases.46. Dê um ritmo à leitura.47. Fique a uma boa distância do microfone para evitar a saturação do mesmo e acabar provocando distorção no áudio.48. Leia pelo menos duas vezes o texto antes de ser apresentado no ar.49. Antes de começar, teste e certifique-se que todos os comandos a serem dados à mesa de áudio estão preparados, tais como, músicas, vinhetas ou trilhas.50. Esteja sempre atento para saber se existe alguma novidade na programação, tais como novas músicas, promoções, ou alterações técnicas nos equipamentos do estúdio.51. Procure freqüentar eventos relacionados à sua área, coloque-se a disposição de rádios comunitárias para prestar serviços voluntários ou junto a colégios e universidades para explicar aos alunos sobre o dia-a-dia do seu trabalho.52. Conheça bem sua rádio. Entenda o que você faz e para quem você faz, para fazer sempre o melhor.53. Talvez nem fosse preciso dizer, mas a humildade é o ponto principal para quem almeja o sucesso. Ninguém faz nada sozinho e ninguém é insubstituível. Então faça o melhor e confie em você, mas sem querer passar os outros para trás.54. Não seja mais 1, seja o número 1. Especialize-se e vá em frente, sempre!55. O sucesso só depende de você. Sonhe e mexa-se para realizá-lo.Fonte: Você nunca viu nada igual – Como o rádio pode mudar sua vida. (http://vocenuncaouviunadaigual.blogspot.com/)
LOCUÇÃO ONLINE
http://locucaoonline.blogspot.com/2009/03/55-dicas-para-ser-um-locutor-completo.html
DICAS PARA LOCUÇÕES RELIGIOSAS
"Mateus, capítulo vinte e oito, versículoum". etc.Cuidado com os Salmos!! Salmos são um conjunto de canções e orações. Aomencionar um salmo, faça-o sem o S (plural). Exemplo: Salmo 119:105. (Salmocento e dezenove, versículo cento e cinco). Cuidado: Salmo não é capítulo! Salmocontém versículos...Cuidado com as cartas de PauloAo citar I Coríntios 13:1 diga: "Primeira aos Coríntios, capítulo treze,versículo um". (OU: "Primeira carta de Paulo aos Coríntios...)Assim também com a primeira (ou segunda) carta aos Tessalonicenses; Primeira ouSegunda carta à Timóteo, etc. Evite usar o termo epístola. Carta soa melhor.Portanto, nunca diga: Primeiro aos Coríntios; primeiro aos Tessalonicenses...Atenção, porém, com os livros de I e II Reis, I e II Crônicas! Exemplo: I Reis12:13 - Diga: "Primeiro livro de Reis capítulo doze, versículotreze". Note que agora não estamos falando de primeira ou segunda cartas.Estamos falando de livros. Outro exemplo: II Crônicas 1:17 Leia: "Segundolivro de Crônicas, capítulo um, versículo dezessete".MAIS...- Evite as palavras rebuscadas, ortodoxas. Pense sempre: uma criança entenderáo que estarei dizendo? Se a resposta for positiva, vá em frente!- Evite também expressões como: "queridos radiouvintes". Fale semprepara UMA pessoa. Assim você estará falando para todos os ouvintes da rádio.- Atente também para a pronúncia de alguns nomes bíblicos: Nabucodonosor; Deuteronômio (e não deuterenôme...); Herodes, o Tetrarca; ..- Se o programa é ao vivo, chegue com, pelo menos, 30 minutos de antecedência.Acerte todos os detalhes e entradas de gravações e músicas com o operador deáudio da emissora. É importante entregar a ele uma relação completa e em ordemda seqüência das músicas, efeitos e outras gravações.- Fale devagar, em tom de conversa. Mantenha uma distância de, no mínimo, 15centímetros do microfone.- A verdade precisa ser dita. Mas com tato, com amor, com cuidado. Afinal, vocênão conhece a(s) pessoa(s) que está "do outro lado" nem sabe de suascrenças ou convicções.- Não use expressões do tipo: "o Espírito de Profecia diz que..."Nossa base no estudo precisa ser a BÍBLIA. Quando citar a E. G. White,refira-se a uma "renomada escritora" e não expressões igrejeiras como"irmã White" ou "serva do Senhor".2) DICAS GERAIS DE LOCUÇÃO· Ouça bastante o rádio, seja um bom ouvinte. Quanto mais se ouve,mais se conhece, mais se aprende. · Tenha Bom conteúdo. Melhor do que a voz é o que se fala, seu conteúdo. · Relaxe antes do trabalho. A inspiração e expiração do ar de maneira compassada,juntamente com a contração seguida de relaxamento dos músculos das pernas ebraços, ajudam bastante. · Livre de tensão, a voz é produzida de maneira natural. · Cuide com a entonação. Por exemplo: "Ele vem... Ele vem?" · Quanto maior o número de repetições por segundo, mais aguda a voz (crianças emulheres) e quanto menor o número de repetições por segundo, mais grave a voz. · Determinantes da voz: o físico, a emoção, a cultura, a altura, a intensidade,o timbre. · Voz desagradável é: a gutural, áspera, peitoral, suspirante, nasal, abafada,rouca, seguida, chorosa, etc. · Fale para uma pessoa particular, não para todos os ouvintes: "agora ahora certa para VOCÊ não perder seu compromisso...", "e agora aprevisão do tempo para VOCÊ se prevenir...". E não assim: "e agora aprevisão do tempo para vocês." · Tenha pelo menos 7 horas de sono por dia. · Evite líquidos excessivamente gelados. · Lembre-se: quando estamos agitados e excitados, nossa respiração torna-serápida e irregular. O oposto traz respiração harmônica, regular, lenta e suave.· Na comunicação geral, seja soft, fale sorrindo, com simpatia, não de maneiraaustera ou autoritária. Seja, sobretudo entusiasta. Muito entusiasmo! · Amarre o ouvinte na programação: - Daqui a pouco você vai ouvir esta música(e exibe um pedaço da música); - Logo após os comerciais, você vai ouvir Fulanode tal - um programa especial que você conhece; - Em seguida, estará chegandoaquele seu programa esperado...; - Daqui a pouco uma dica de saúde... · Nunca tente copiar uma pessoa. Preste atenção em todos e forme o seu estilo.Não force sua natureza para copiar o estilo de outra pessoa. · Leia bem o texto antes de apresentá-lo no ar. Cuide com a pronúncia de nomes,numerais e já saiba onde parar para respirar. Fale o texto. Não dê a impressãode leitura. · Não leia o texto com pressa. Procure finalizar as frases com reservas de ar.Seja cortês e respeite o ouvinte ao falar. · Mantenha-se sempre bem informado. Saiba o que está acontecendo: dia do que éhoje, como se pronuncia o nome que está sendo manchete na mídia do momento... · Não faça comentários sem autorização, muito menos se não tiver conhecimento. · Seja organizado no estúdio. · Cuide para não deixar o microfone aberto em momentos inoportunos. · Sempre anuncie e desanuncie um programa dizendo quando ele volta. · Na troca de locutores, conversas amistosas, mencione o nome do locutor,preparar previamente com descontração. Não fale coisas negativas, não ofenda aocolega e evite falar sobre o tempo. LEMBRE-SE: o bom profissional de Rádio é avaliado pela sua originalidade, poderde síntese, criatividade, improvisação, carisma e por sua voz bem colocada.
MAU FUNCIONAMENTO DO MICROFONE.
Atitude: Se o microfone começar a funcionar mal, não vacile em substituí-lo por outro. Normalmente
mau funcionamento do equipamento se dá pelo desgaste do material, por quedas e fortes batidas no
mesmo e ainda por mau contato dos cabos e conectores do microfone junto à mesa.
CUIDADO COM A RESPIRAÇÃO, POIS O MICROFONE VAI CAPTÁ-LA E AMPLIFICÁ-LA.
Atitude: Uma das coisas que mais demonstram que um locutor é iniciante é a forma pela qual são
feitas as tomas de ar antes de se falar. O microfone amplifica os sibilados da voz
e os ruídos provocados pela boca. É extremamente desagradável ouvirmos alguns tipos de ruídos
provocados pela língua, dentro da boca, durante a locução. Cuide para isto não acontecer.
NÃO DÊ APARTES PRÓXIMO AO MICROFONE, A SUA FALA SERÁ CAPTADA E AMPLIFICADA.
Atitude: Muitas vezes o microfone é deixado aberto no ar, por esquecimento ou propositadamente,
quando na passagem rápida de um segmento a outro do programa. Neste momento devemos cuidar
para que não provoquemos sons detectáveis junto a ele, tais como: ufa, Que calor, Vá mais pra lá,
etc.
SE ESTIVER LENDO NÃO VIRE AS FOLHAS DIANTE DO MICROFONE, VIRE-AS FORA DE SEU
ÂMBITO DE ALCANCE.
Atitude: Procure dispor de forma ordenada as folhas dos noticiários ou da programação. Desta
forma, quando você entrar no ar, não correrá o risco de perder-se diante delas.
O Locutor e o Ouvinte
Você deve se identificar com o ouvinte e não o ouvinte se identificar com você. Diante desta
colocação. Talvez um pouco contraditória à primeira vista, existe a necessidade de você ser
intensamente agradável no ar. Pois, são milhares de ouvintes a presenciarem a sua forma de se
comunicar. O ser humano, pela sua própria necessidade de se agrupar, procura se identificar com
todas as coisas que o rodeiam e ao mesmo tempo se sentir identificados por elas.
Saiba como cativar os seus ouvintes
Tome conhecimento de tudo o que estiver acontece no na emissora, quanto a promoções a serem
realizadas no ar, bem como toda e qualquer alteração dentro da programação.
Certifique-se de que todo equipamento esteja funcionando normalmente.
Confira a programação musical, o roteiro comercial.
http://www.panoramaespirita.com.br 28/10/2009 14:38:34 / Page 2
Ao ler observe os seguintes detalhes:
1. Fique atento aos sinais do operador, quando houver, é dele que sai o comando técnico
2. Interpretar corretamente o texto, para não correr o risco de ser alegre em notícias tristes, ou
vice-versa.
3. O tom precisa ser convincente, de quem acredita no que está falando.
4. Pronuncie bem as palavras, não esquecendo os finais com "S" ou com "R".
5. Articule bem o final das frases e realce as frases finais do texto.
6. Não deixe qualquer ruído atrapalhar a audição do ouvinte. Evite tossir, pigarrear, espirrar ou bater
com o lápis ou caneta na mesa. Se acaso acontecer, aja com naturalidade.
O Locutor durante a locução
Quando estiver comandando a programação no ar, não esqueça das regras fundamentais de
sincronia e criatividade. O jogo bem elabora, entre as vinhetas e viradas de uma música para outra,
traz à sua locução um colorido especial. Procure evitar a falta de concentração no seu trabalho
fazendo outras coisas ao mesmo tempo, isto provoca erros.
A concentração é fundamental para a execução perfeita da operação de mesa, quando se trata de
um locutor-operador (FM) e ainda é indispensável à sincronia entre o locutor e o operador de áudio
(AM). A postura é muito importante, ela revela respeito à programação e ao ouvinte.
O Locutor e a Voz
A voz é o instrumento de trabalho do locutor e através dela muitos conseguem criar uma magia em
volta de si. Uma bela voz não é aquela, tão-somente, grave e aveludada; precisamos ainda de uma
boa dicção, articulação e interpretação a tudo que falarmos ao microfone.
Existem alguns cuidados para se manter um bom padrão vocal:
1. Evite tomar líquidos gelados.
2. Gargarejos com água morna, acompanhados de meio copo de suco de limão pela manhã. Agem
como preventivos das infecções da garganta, prejudiciais ao locutor.
(Extraído do livro - Como Falar no Rádio - Editora Ibrasa)
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