'A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.'
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
10º SEMINÁRIO DO GRUPO ESPÍRITA AVE LUZ
10º SEMINÁRIO DO GRUPO ESPÍRITA AVE LUZ
REENCARNAÇÃO OU RESSUREIÇÃO ?
O QUE JESUS ENSINOU ?
DIAS 26, 27 DE OUTUBRO DE 2011 ÀS 19:45 HS
E 29 DE OUTUBRO ÀS 18:45 HS
LOCAL: GRUPO ESPÍRITA AVE LUZ
PALESTRANTES:
-> NONATO ALBUQUERQUE
-> AUGUSTO FERNANDES
-> PEDRO PATRIOTA
ATRAÇÕES MUSICAIS:
-> GRUPO GOTS DE ORVALHO E SERVOZ DE LUZ
Local: GRUPO ESPÍRITA AVE LUZ.
Avenida A, Nº 220 – Lote. Nova Fortaleza – Jangurussu
**Realização:
GEAL - Grupo Espírita Ave Luz
**Promoção:
FEEC - Federação Espírita do Estado do Ceará
UDE 5 - União Distrital Espírita 5
Informações:
Tel.: (85) 8780.7942/87602065
Grupo Espírita Ave Luz - GEAL
Fundado em 18 de Abril de 1992
"Deus, Cristo e Caridade"
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Filme: Um Craque Chamado Heleno
Por Sérgio Settani Giglio
em 09-05-2010, às 20h38.
Um craque chamado Heleno O ator Rodrigo Santoro recria com precisão a trajetória do mais torto e trágico dos anjos do futebol brasileiro em filme que José Henrique Fonseca dirige no Rio de Janeiro
Ubiratan Brasil / RIO - O Estado de S.Paulo
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100509/not_imp549061,0.php
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100509/not_imp549076,0.php
A metamorfose começou - primeiro, o corte de cabelo, cuidadosamente modelado e esculpido de gomalina, à moda de Rodolfo Valentino; em seguida, os tornozelos que, graças à dedicação nas cenas de jogo, são tratados com gelo, como fazem os atletas profissionais. Mas é no olhar que a transformação mais impressiona: incisivo, confiante, debochado. É a partir dos olhos que o ator Rodrigo Santoro assume a persona de Heleno de Freitas (1920- 1959), o mais torto dos anjos do futebol brasileiro, ídolo do Botafogo dos anos 40 que morreu sifilítico, incompreendido, louco. Um fascinante personagem cuja trajetória inspira o novo filme que José Henrique Fonseca roda há dez dias no Rio de Janeiro. "Heleno carregava a própria tragédia grega no nome", conta o cineasta, enquanto observa o trabalho de concentração de Santoro.
Na manhã de sexta-feira, em um dos vestiários do estádio do Vasco da Gama, em São Januário, o Estado acompanha com exclusividade a preparação de uma cena. Vestido com a camisa de época do Botafogo, chuteira de couro e travas de cortiça, o ator acerta o cabelo, acende o cigarro, posiciona-se como um deus grego, apoiado em um banquinho. "Rodrigo fica tão concentrado que, no set, o chamamos de Heleno, sem gozação", comenta Fonseca. "E ele atende."
Orçado em R$ 8 milhões, o filme (que ainda carrega o título provisório de Heleno) vai acompanhar a trajetória de um craque singular: advogado formado, bonito, famoso, goleador mas bipolar - irascível em campo, disposto a brigar com adversários e colegas do próprio time por conta de uma jogada malfeita, Heleno era um gentleman fora do gramado, incapaz de insultar alguém. "É um personagem muito complexo, que ainda estou descobrindo", conta Santoro.
Heleno (que pode mudar para um título sem referência ao nome do jogador) não será um filme sobre futebol, apesar de seu fio condutor ser a trajetória do atacante obcecado pela vitória, que passou por Botafogo, Vasco, Santos, América carioca, além do Boca Juniors da Argentina (passagem na qual se criou o boato de que teve um affair com Evita Perón) e Atlético Junior de Barranquilla da Colômbia, onde cativou torcedores ilustres como o escritor Gabriel García Márquez. "Quando o encontrei, em um festival de cinema em Cuba, Gabo disse que, com Heleno, não havia meio termo: ou ele encantava a torcida com um show de bola ou era expulso, depois de brigar com alguém."
Mito. Assim, o plano de Fonseca, que divide o roteiro com Felipe Bragança, é recriar justamente esse mito do qual sobraram documentos esparsos - um punhado de fotos e depoimentos conflitantes. Nada de imagens em movimento, exceto alguns segundos de uma partida do Boca, recém-descobertos na Cinemateca Argentina. Criou-se, portanto, ao longo dos anos um perfil desencontrado do jogador. "Havia quem o endeusava, mas também existiam aqueles que o pintavam como demônio", lembra o cineasta, que há cinco anos trabalha para viabilizar o projeto. "No final, tanto tempo de espera serviu, ao menos, para criar uma história menos documental e mais centrada na figura humana."
Graças ao apoio do empresário Eike Batista, que acreditou no filme e despertou o interesse de outros financiadores, o público vai conhecer a história do homem que buscava a perfeição mas, vitimado pela sífilis que destruiu seu cérebro, terminou como um farrapo humano. "Há cenas muito fortes, como a única partida que Heleno disputou no Maracanã", observa Santoro, que leu toda a documentação existente, além de ter conversado com pessoas que, de alguma forma, tiveram um certo contato com o jogador. "Em 1951, já doente, ele vestiu a camisa do América que enfrentaria o São Cristóvão. Heleno ficou apenas 25 minutos em campo - há quem diga que estático, só acompanhando a bola. O seu desejo, porém, foi realizado: pisar no gramado do Maracanã."
As filmagens seguem por mais quatro semanas. Depois, serão interrompidas durante um mês, período em que Santoro vai engordar oito quilos para viver o momento crucial de Heleno de Freitas: a derrocada em um sanatório.
Sem avisar a produção, Rodrigo Santoro decidiu passar um fim de semana em São João Nepomuceno e Barbacena, cidades mineiras onde Heleno de Freitas nasceu e morreu, respectivamente. "Fui acompanhado do (preparador de elenco) Sérgio Pena e conversamos com as pessoas sobre as reminiscências deixadas pelo jogador." Em seu trabalho perfeccionista, ele também ouviu Luiz Eduardo, único filho do atacante. E ainda assistiu ao filme Gilda, clássico noir de Charles Vidor de 1947, em que Rita Hayworth interpreta uma mulher cujo temperamento de diva inspirou uma bela provocação dos torcedores rivais, que gritavam "Gilda" quando o craque estava em campo.
"Ele era um homem surpreendente, um marco da sociedade carioca dos anos 40, pois foi o primeiro jogador a atrair donzelas para os estádios por conta de seu charme", explica Santoro. "Também foi pioneiro em importar um Cadillac, alimentando sua paixão por carros."
O ator se prepara com afinco para as cenas que considera as mais marcantes do filme - justamente a fase em que Heleno, já com a mente devastada pela sífilis, abandona o futebol e vive o resto de sua vida em um sanatório. "Como ele se negou a fazer tratamento adequado, temendo comprometer a virilidade, a doença avançou a ponto de comprometer seu senso crítico, sintoma que era tratado com choques elétricos."
A cena inevitavelmente faz lembrar do primeiro grande momento de Santoro no cinema, Bicho de Sete Cabeças (2000), filme de Laís Bodanzky em que interpreta um rapaz internado pela família em um hospício. "Há alguma semelhança, mas acredito que agora será mais forte."
A doença que Heleno potencializava em sua raiva é a chave do longa de José Henrique Fonseca, que deve estrear em maio de 2011. O diretor gosta de criar um clima propício na filmagem - ao som de músicas incentivadoras (de O Anel do Nibelungo, de Richard Wagner, a clássicos do jazz americano), ele pretende apresentar um Rio desaparecido. "Nos anos 40, enquanto a Europa tentava se recuperar da guerra, a cidade vivia momento glamouroso, graças à beleza natural e ao lazer propiciado por clubes e cassinos", observa o cineasta, que fez uma pesquisa cirúrgica em busca de locações que ainda conservam reminiscências da época.
Em alguns casos, teve sucesso, como o estádio do Vasco, cujos vestiários, tribunas e arquibancadas mantêm a base do desenho original. Ou ainda o Copacabana Palace, onde Heleno viveu durante seus momentos de glória, época em que, reza a lenda, testemunhou Orson Welles atirar uma poltrona na piscina do hotel. "Nossos problemas são mais geográficos", conta Eduardo Pop, da Goritzia Filmes, que divide a produção com a RT Features, de Rodrigo Teixeira. "Veja a cena de Ilma, mulher do jogador, no balcão de um apartamento do hotel: ao fundo, aparece a orla de Copacabana, hoje totalmente distinta do que era há 70 anos. Assim, uma empresa americana foi contratada para, durante quatro meses, trabalhar com computação gráfica a fim de aprimorar apenas três cenas e revigorar a vista original."
Cores. "Nenhum detalhe histórico passará despercebido", garante Rodrigo Teixeira. "Como não se trata de um filme só sobre futebol, todas as histórias fora do gramado têm a mesma importância." Para se conseguir o melhor bordado dessa recriação, foi convidado o especialista da fotografia no cinema Walter Carvalho. Com mais de 50 longas no currículo, ele elaborou um plano sobre as cores do filme. "Para as cenas no sanatório, que representam o momento presente da história, penso em cores desbotadas. Já para os planos de futebol, talvez faça experiência com o preto e branco, mas nada está definido." Em todo caso, todo o longa vem sendo rodado em cores.
A preparação também é acompanhada por Santoro que, apaixonado pelo projeto, decidiu tornar-se um dos produtores. Inédita em sua carreira, a experiência revelou-se cansativa. "Incrível como surgem problemas. Isso até retardou minha preparação do personagem."
Nada, porém, parece barrar seu perfeccionismo. Apesar de ter alguma habilidade com a bola, o ator pediu auxílio do ex-atacante Cláudio Adão, que lhe ensina o refinado futebol de Heleno de Freitas. "É uma homenagem que presto ao grande mito." Respeito por alguém que, mesmo depois de morto, não escapou do infortúnio - quando o corpo do jogador era levado até São João Nepomuceno, chovia torrencialmente e o carro atolou, adiando o enterro em um dia.
FONTE:http://cev.org.br/comunidade/futebol/debate/filme-um-craque-chamado-heleno
Alinne Moraes e Rodrigo Santoro em romântico envolvimento nas cenas do filme Heleno
A atriz Alinne Moraes e o ator Rodrigo Santoro flagrados em romântico envolvimento em cenas do filme Heleno, atualmente em produção no Rio de Janeiro e que conta a história do jogador de futebol Heleno de Freitas.
GALERIA DE FOTOS DA FILMAGEM E HELENO DE FREITAS
sexta-feira, 11 de março de 2011
XIII EMECE - ENCONTRO DE MOCIDADES ESPÍRITAS DO CEARÁ
Apresentamos o DIÁRIO DO XIII EMECE REENCARNAÇÃO A CIRANDA DA VIDA pelos jovens repórteres da Mocidade Espírita Vidal da Penha e Programação cedida pela CIJ -Coordenação de Infância e Juventude.
A CIJ - Coordenação de Infância e Juventude e Equipe de Trabalhadores do EMECE, agradecem à Mocidade Espírita Vidal da Penha pelo belíssimo trabalho de cobertura realizado no XIII EMECE.
Estão todos de parabéns, vocês foram X.O.U...XOU!
Um fraterno abraço a todos e nos veremos no XI MOARJE !
Acesse o Blog: http://mocidadevidal.blogspot.com/
============================================================
1° dia - Sábado, 5 de março de 2011 - ABERTURA DO XIII EMECE
Finalmente teve início esse evento tão esperado!
E para fazer a Abertura nada melhor que o Grupo Fantasia que nos divertiu bastante com as sátiras a Fran (coordenadora de infância e juventude da CIJ).
Em seguida, contamos com a participação do Grupo Cantar é viver que abriu sua apresentação com o Hino do Emece(não poderia ser diferente!). Cantaram também uma bela música que falava de amizade, outra de Marisa Monte e pra fechar Reencarnação,o tema deste ano.
Após essa bela apresentação, Uma peça teatral do Grupo LEMA com o tema Tudo o que você queria saber sobre mediunidade e não tinha coragem de perguntar. Divertidíssima!
Para fechar essa tarde maravilhosa, o Grupo Ser-voz de luz, que cantou uma música sobre reencarnação, paródia da música Levo comigo da Banda Restart.
Lilian Maria
====================================================================================
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO XIII EMECE
SÁBADO
*Cerimonial – Grupo Fantasia - Palhaços
13:30hs – Inscrições e entrega de crachás 14:50hs – Conduzir jovens para o Auditório
15hs – Abertura do evento (Entrada dos Palhaços)
15:05hs – Prece de abertura – Fran
15:10hs – Apresentação das regras do evento pelos cerimonialistas.
15:20hs – Apresentação do Cantar é Viver
15:35hs – Divulgação do MOARJE (Responsáveis: Márcio e Larissa)
15:45hs – Apresentação da peça “Mediunidade” do Grupo LEMA
16:40hs - Encerramento Apresentação Musical - Servoz de luz (Canções: Obrigado pela Vida, Deus sempre comigo, Caminhos que levam á Jesus.
17hs – Prece de encerramento – Regina Coeli
================================================================
2º DIA DOMINGO (06 de Março de 2011) - ABERTURA
Hoje a Abertura do evento foi feita com música. Foram dados alguns avisos como o do MOARJE, que acontecerá em 17 de abril com o Tema: MEDIUNIDADE e já iniciou inscrições para participação em suas oficinas de arte. Outra novidade: este ano o evento ocorrerá durante um dia todo.
Após os avisos fomos dirigidos às salas de estudo, onde passamos todo o dia discutindo sobre reencarnação, de diferentes formas. Mais abaixo depoimentos a respeito das dinâmicas realizadas nas turmas.
Na turma "H" - Fizemos uma dinâmica em grupo para nos conhecermos melhor, "quebrar o gelo"...Em seguida, o jogo da memória com algumas perguntas, foi o ponto inicial do estudo. E claro o tema reencarnação rolou um debate, o que nos atrasou um pouco pro intervalo. Depois do almoço teve a Dinâmica da Evolução dos Mundos, onde aprendemos as etapas que passamos até hoje e as que ainda vamos vivenciar.
Mateus
Turma "G"
Começamos com uma apresentação,cada um disse o seu nome, uma palavra ou algo que lhe definisse.E a maioria disse a palavra música.Fizemos duas dinâmicas:a dinâmica da cadeira e a do circulo.Então assistimos a o filme:crianças invisiveis,que falava basicamente sobre justiça da encarnação,e comentamos sobre o filme.Teve uma uma brincadeira de perguntas e respostas,com a intenção nos informar, e ser solidários, pois só ganhava se ajudasse os outros grupos.
A monitora escolheu alguns temas para fazer uma peça ou um musical.E os temas eram:"suícidio,aborto,drogas,violência doméstica,adoção,brigas na família e pessoas que lêem oevangelio, mas não praticam.Todos foram muito originais,conseguiram me emocionar eu que não choro tão facil com essas coisas.
EU ADOREI TUDO!
Liza
====================================================================================
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DOMINGO
Cerimonial – Reginauro e Natália
7:30 – 8:30hs – credenciamento
8:15hs - Conduzir jovens para o Auditório
8:20 – 8:30hs – Recepção dos jovens por grupos musicais unidos, cantando a música “Reencarnação” (Responsáveis – Larissa e Lucas. Distribuir a letra na entrada do salão)
8:30 – 8:32hs – Apresentação do vídeo “Apaixone-se”
8:32 – 8:00hs - Entrada dos cerimonialistas após o vídeo (Pré-história).
-Boas-vindas pelos cerimonialistas
-Prece de abertura – Kellen
-Dinâmica da Montanha Russa.
9hs – Orientação dos jovens às salas (Anjos com placas)
9 – 10hs – Recepção dos jovens em sala.
10 – 10:20hs – Lanche
10:20hs – Retorno dos jovens às mesmas salas.
10:20 – 12:15hs – Momento de Estudo - Reencarnação: Uma questão de justiça
12:15 – 13:30hs – Almoço
12:40hs às 13:25hs – Começam as inscrições nas oficinas (Larissa chamar para as inscrições pela rádio)
13:25hs - Retorno dos jovens às mesmas salas (Anjos e Monitores chamando os jovens).
13:30 – 15hs – Momento de Estudo – Jogo : Encarnação nos diferentes mundos
15 - 15:20hs – Lanche
15:15hs - Retorno dos jovens às mesmas salas (Anjos e Monitores chamando os jovens)
15:20 – Momento de Estudo – O Processo reencarnatório
16:55hs – Encerramento do Momento de Estudo e condução dos jovens para o Auditório.
17 hs - Apresentação do vídeo – No arms, no legs, no worries
17:05hs – Entrada dos Cerimonialista após vídeo (Grécia)
17:10hs - Apresentação Musical – Grupo Fênix (Canções: Hey, hey, hey)OBS – Pertencente à MEPE – Praia do Futuro
17:30hs – Prece
==========================================================
XIII EMECE - 3º DIA 07/03/2011 - SEGUNDA
Hoje foi tudo muito rápido!
Na Abertura uma peça teatral intitulada O que é reencarnação? com o grupo MENJE.
Em seguida fomos às nossas respectivas salas. No primeiro momento o tema foi A Reencarnação e a Bíblia. Muita discussão! Após o intervalo, o tema foi Os laços de família e a reencarnação(tudo a ver!).
A tarde, fomos divididos nas oficinas que escolhemos. As opções eram: Dança, teatro, música, artes plásticas, trabalho voluntário, fanzine, foto novela e jogos cooperativos. E é importante dizer que uma das mais "cheias" foi a de trabalho voluntário.
Ficamos toda tarde nas oficinas. Só retornamos ao auditório para o encerramento, que contou com a participação musical do grupo Fênix e uma bela peça do grupo SE7 intitulada A Reencarnação de Érica.
SE7 CORRENTES DA ARTE
Grupo de Arte Espírita composto por jovens da JEAL - Juventude Espírita Ave Luz, JEAP-Juventude Espírita Amor ao Próximo e Mocidade do CEMM - Centro Espírita Maria Madalena.
FICHA TÉCNICA
Autoria: Cristall Hannah
Tempo de Duração: 15 Minutos
Gênero: Drama Musical Espírita
Direção Geral: Geraldo Valintim
PERSONAGENS
Érica - Gabriele Vanessa (JEAP)
Mãe de Érica - Marla Ariel (CEMM)
Pai de Érica – Yuri (CEMM)
Mentor de Érica - Victor Hugo (JEAP)
Espírito Obsessor 1 – Allan Victor (JEAL)
Espíritos Obsessor 2 - Emanuely Valeska (JEAP)
Espírito Amigo - Cristall Hannah (CEMM)
Apoio: Paolla Adahra (JEAL)
SINOPSE:
Ao aproximar-se o momento de reencarnar, Érica entra em gradativo processo de redução e ligação fluídica com sua futura mãe. Isso a perturba, suas idéias ficam confusas, ela é atormentada por espíritos obsessores. Érica questiona seu Mentor sobre a sua capacidade de resistir aos arrebatamentos terrenos. Todo esse processo é traduzido ao público em forma de drama musical.
Foto: Victor e Cristal do SE7 (Mentores)
VÍDEO TRADUÇÃO DA MÚSICA/DANÇA DO SE7
Logo abaixo alguns depoimentos de nossos amigos sobre este dia.
Turma B - Revelamos nossos "anjos" e em seguida assistimos ao filme Laços de família. A tarde participei da oficina de música onde cantamos e utilizamos vários instrumentos. Ensaiamos a música Geração nova para apresentar amanhã. Muito bom! Patrícia
Turma G - No primeiro momento estudamos e debatemos sobre Reencarnação e ressurreição. No segundo momento, Fizemos uma pequena encenação onde o espírito se preparava para reencarnar. Ao final houve um abraço coletivo.
Emmely
Turma D - Dando continuidade a tarefa do dia anterior, começamos o dia com algumas perguntas sobre reencarnação. Depois vimos o vídeo sobre uma criança chamada Marcela, que nasceu com anacefalia, doença em que a criança nasce sem o cérebro. Muitos médicos diziam que ela não iria viver mais que um mês. Porém, ao contrário do que eles pensaram, Marcela viveu 1 ano e 8 meses. Desencarnou em 2008 porque teve pneumonia.
VÍDEOS DO DOCUMENTÁRIO "FLORES DE MARCELA"
Logo após fizemos uma atividade em que todos votavam se acreditavam em reencarnação ou não. Todos disseram que sim. Em seguida assistimos ao vídeo de uma entrevista com o médium Divaldo Franco falando sobre reencarnação.
Sarah
====================================================================================
PROGRAMAÇÃO - SEGUNDA 07/03/2011
Cerimonial – Larissa e Lucas
7:50hs - Condução dos jovens para o Auditório
8hs – Exibição do vídeo “Gigantes”
8:05hs – Entrada dos Cerimonialistas após o vídeo (Judéia), boas-vindas
Prece de abertura –
8:10hs - Apresentação teatral – Grupo de Teatro Nova Geração – Esquete - O que é a Reencarnação?)
OBS.- Pertencente à Mocidade Espírita Nova Geração – MENGE, da Sociedade Espírita de Maracanaú – SOESMA
8:30 – 10hs – Momento de Estudo – Reencarnação e a Bíblia
10 – 10:20hs – Lanche
10:15hs - Retorno dos jovens às mesmas salas (Anjos e Monitores chamando os jovens).
10:20 – 12:15hs – Momento de Estudo – Laços de família e reencarnação
OBS.- Os últimos 15 minutos em sala devem ser dedicados à fazer a “descoberta” do Anjo da Guarda.
12:15 – 13:15hs – Almoço
13:15hs – Condução dos jovens para o Auditório
13:20 – 13:30hs – Condução dos grupos de jovens para suas respectivas oficinas pelos Anjos)
13:30 – 15hs – Oficinas
15 – 15:20hs – Lanche
15:15hs - Retorno dos jovens às mesmas salas (Anjos e Monitores chamando os jovens).
15:20 – 17 hs – Oficinas
16:55hs – Encerramento das oficinas e conduzir os jovens para o Auditório.
OBS.- Anjos e demais trabalhadores auxiliam nesta tarefa.
17 hs - Apresentação Musical recepcionando os jovens no auditório com Grupo Fênix – Hino do EMECE
17:05hs – Entrada dos cerimonialistas após vídeo (Idade Média)
17:10hs - Apresentação teatral – Grupo SE7 Correntes da Arte (Peça: A Reencarnação de Érica)
OBS.- Grupo SE7 pertence ao Grupo Espírita Ave Luz
17:30hs – Prece de encerramento – Reginauro
======================================================================
4º e Último Dia (Frannnnnnnnnnn) - 08 de Março de 2011
Hoje o dia foi cheio, afinal era o último. A Abertura foi feita com o grupo Lira que, como sempre, cantou lindamente. Inclusive, apresentaram uma música inédita chamada Semeador do Amor. Em seguida, todos os homens presentes no auditório, ficaram de pé para que as mulheres se acomodassem e fossem homenageadas. Eles cantaram a música Quando te vi de Beto Guedes(Foi lindo!).
Logo após essa bela homenagem, fomos às salas para terminar nossos trabalhos.
Ainda pela manhã, iniciaram-se as apresentações das oficinas. A ordem foi a seguinte:
1° Teatro (9 a 13 anos)
2° Música (9 a 13 anos)
3º - OFICINA DE DANÇA (14 a 21 anos)
4° Fotonovela (14 a 21)
5° Teatro (14 a 21)
6° Música (14 a 21) - Dividida em duas turmas
As apresentações no período da manhã foram encerradas ao som da voz de Rose monitora da oficina de música.
Iniciamos a tarde com o famoso hino do EMECE e o X-O-U puxado por ninguém menos que Anderson ou ursinho, como preferirem. Em seguida, peça teatral com o grupo Arte em cena da MEPE, intitulada A caminhada.
Após a peça alguns trabalhadores se apresentaram cantando uma música chamada Produção, paródia de Reencarnação(Muito divertido!).
Dando continuidade às apresentações das oficinas, a turma do Trabalho voluntário, exibiu um slide com as fotografias da atividade realizada com as crianças do
Emecinho, que se apresentaram logo em seguida.
Aristides apareceu como Palhaço Castanhola para homenagear as coordenadoras do evento. E, novamente os trabalhadores se tornaram artistas representando a música My girl em homenagem as "garotas".
Assistimos a um vídeo com registros do evento. O grupo Espírito de Arte encerrou as atrações, cantando as músicas: Primeiro passo, Deixa o tempo passar de Susy Dale(integrante do grupo), Pedro da dupla espírita Tim e Wanessa de Belo Horizonte e Um novo começo de Larissa Rogério.
O jovem Emanuel fez a prece final.
Nos confraternizamos, cantando e nos despedindo de amigos e trabalhadores. Muito chororô como sempre!
Logo abaixo, depoimentos de alguns jovens sobre o evento.
LøriiиЋα Piikenα:
AMEEEEI muito o EMECE !! . esse foi o primeiro ano q eu participei,
e pode ter certeza que ano qUE vem estarei la de novo, amei os trabalhadores,
o tema abordado, a hospedagem pois dormi la, a alimentação, as pessoas, todo o evento em geral, as peças, musicas, teatros, oficinas.. e tudo +
todos estão de PARABÉNS . e FRAAAAAAAAAAAAAAN ! pq acabou . (kkkk)
"Foi meio estranho pois é meu primeiro ano, mas com o passar dos dias foi melhorando".
Andreza,Cabo de Santo Augustinho PE.
"Maravilhoso!!!O emece é um local onde podemos nos reunir e passarmos momentos alegres juntos, conhecemos novas pessoas e revemos amigos".
Ana kessia de Souza,18 anos, Alta de Sousa(Casa de Ismael).
"Cada dia pra mim,foi melhor do que o outro. Adorei! Foi X.O.U.!"
Carliane,17 anos,SOESMA(Sociedade Espírita de Maracanaú).
"Bom!".
Davi S.Macedo,23 anos,MEPE.
"Maravilhoso!".
Rahdja Keisy,18 anos,Centro Espírita Camille Flammarion
DEPOIMENTOS
==================================================================
FILA DO ALMOÇO
INTEGRAÇÃO
====================================================================================
PROGRAMAÇÃO COMPLETA – TERÇA 08/03/2011
Cerimonial – Larissa e Lucas (manhã), Reginauro e Natália (tarde).
7:50hs - Condução dos jovens para o Auditório
8hs – |Vídeo da “Lição de vida”
8:05hs – Entrada dos cerimonialistas após vídeo (Idade Moderna), Boas-Vindas.
Prece de abertura –
8:10hs - Apresentação Musical – Grupo Lira (Canções: Quanto tempo, Semeador do Amor e Evolução)
Grupo Lira pertence a Mocidade do Caridade e Esperança
8:25hs – Direcionamento dos jovens para suas mesmas salas de oficinas do dia anterior (pelos Oficioneiros e seus Anjos)
*Teremos também:Apresentação Musical – Espírito de Arte (Canções: Pedro, Deixa o tempo Passar, O Novo Começo)
8:30 – 9:45hs – Organização das oficinas em suas salas
9:45 – 10hs – Lanche
10 – 10:15hs – Organização dos jovens do 1º e 2º turno de apresentações
10:15 – 11:10hs – 1º turno de apresentações
11:10 – 11:30hs – Reorganização dos jovens
do 2º turno vão para seus locais de apresentação.
11:30 – 12:30hs – 2º turno de apresentações
12:30 – 14hs – Almoço
13:50hs – Condução dos jovens para o Auditório
14 hs – Recepção dos jovens no salão com o grupo Fênix e a canção “Hey, hey, hey”
14:10hs – Entrada dos 4 cerimonialistas após vídeo (Idade Contemporânea), Dinâmica “O apoio” com Reginauro
14: 25hs - Apresentação teatral - Arte em Cena, com a peça “A Caminhada”.
Pertencente á MEPE – Piedade, do GEPE.
14:45hs – Apresentação do Emecinho
15hs – Apresentação do Pré-EMECE
15:15hs - Apresentação da oficina de Trabalhos Voluntários
15:30hs - Apresentação do vídeo “A jovem que calou a ONU” e comentário pelo cerimonialista.
15:40hs – Exibição das fotos do evento e lançamento do XIV EMECE
15:50hs - Encerramento com a união dos grupos musicais presentes, cantando a música “Reencarnação” e “Hey, hey, hey”.
16:00hs – Prece de encerramento
=========================================================
Queridos Emecianos,
Com muita alegria e SAUDADES concluirmos o XIII EMECE, na certeza da missão realizada com amor por parte de todos que contribuiram para o grande sucesso de mais um EMECE, até os qe chegaram de última hora (né Tide - esperamos você para 2012).
Lembrei de uma esquete que aconteceu no LICEU do Ceará sobre como estaríamos velhinhos, trabalhando no EMECE - lembra Reginauro?
Só conseguir sentir que mesmo com dores no corpo, não deixaremos o Espírito jovem que nos faz amar cada momento deste contagiante evento, é o vírus
que a Nora fala tanto (ela tava por lá, viram? - só não se decide trabalhar, um dia ela cai na rede).
Gente, tremi na base quando começou a homenagem as mulheres do EMECE e o Castanhola pegou a Rosangela para dançar, pensei o que nos aguarda,
deixe que pego este povo (sou encabulada e pagando mico kkkkkk).
Mas só tenho a agradecer adorei o final, relaxei e aceitei meu destino nas mãos do Tide hehehheh - depois pegava o Reginauro, Netto, Ursinho e Ed...........Amo vocês
E para as mulheres (dominantes do XIII EMECE) meu muito obrigada pela paciência, amor e carinho. Vocês são X.O.U............xou xou xou
E para não esquecer: Hey hey hey vamos trabalhar............Hey hey hey para XIV EMECE cuidar...............
Bjão no coração de cada um.
Fran Setúbal
Caríssimos,
Após 4.322 e-mails enoooooooormes, aí vai o último rsrsrsrs.
Como tentei dizer ontem e o tempo ( e a Fran rsrsrs) não deixaram , minha gratidão a vcs é PESSOAL.
Digo pessoal pois tudo no EMECE é pessoal: desde os motivos que nos levam a participar, até os motivos que nos levam a persistir em permanecer nele, apesar de todas as adversidade físicas (dores, cansaços e pés quebrados) e morais (nossas discordâncias e etc...).
Sou grata a vcs pelo empenho, pelo desempenho e por me aguentarem rsrsrsrs.
Agradeço a todos os setores que ajudaram a pedagógica a se manter organizada. Desde a produção, anjos, secretaria, cozinha, pré-emece, emecinho, enfim...
Obrigada mesmo. Aprendi muuuuuuuuuito com cada um de vcs .
Obrigadão meeeeeeeesmo .
Até o próximo ano (eu vou estar em sala de aula. Senti uma falta danada!!! rsrsrsrs )
Câmbio e desligo...
KELLEN YAMILLE
" No fim tudo dá certo, se ainda não deu certo é porque ainda não chegou o fim"
Quero também falar a todos esses caros amigos e companheiros de luta e queria que esse e-mail fosse repassado para os demais que não estejam nessa lista.
Estive no primeiro Emece e em quase todos eles. Quando não teve Emece, ainda assim estive no encontro do Gepe e da UDE 5, porque adoro a juventude. Adoro essa galerinha, seu entusiasmo, energia, irreverência, ENFIM...
TALVEZ SEJA UMA FORMA DE NÃO DIZER ADEUS A JUVENTUDE ASSUMIR QUE ESTOU FICANDO VELHO.
Quem me viu carregar caixas, colchões, panelas e etc... E hoje me vê queixando d edores por passar o dia dando aulas, há de concordar, estou realmente ficando velho antes da hora.
Mas saibam amigos, que essas dores em nada foram capazes de me tirar a alegria de voltar ao Emece.
Voltar com a mesma paixão, voltar com a mesma emoção de sempre, o mesmo entusiasmo, mesmo que o corpo não seja mais o mesmo, rsss.
É muito bom fazer parte disso tudo. Acordar e dormir pensando em cada momento.
Eis que as seis da manhã estava d epé, como se fosse para mais um dia de Emece. Então me levantei e fui olhar fotos e falar para o Brasil a fora, através da Abrartte, o que tínhamos vivido nesses dias.
Hoje foi um dia vazio. Como agente quer que acabe para descansar e quão rápido queremos que volte tudo de novo.
Vontade de encontrar todo mundo e cantar, heiheihei....questão de justiça...
Vontade de abraçar a todos vocês.
Obrigado pelo carinho com que sou tratado no seio dessa equipe e o respeito que confesso, não mereço.
Valeu Tia Fran, Tia Kellen, desculpe as falhas, os vacilos, não sou tão organizado quanto deveria.
Beijão cheio deluz para vocês.
Reginauro
Bom, gostaria de compartilhar com todos vocês o prazer e a alegria que foi participar do meu primeiro EMECE e o melhor, estar na companhia de todos vocês.
Claro que todos temos falhar, e também queria aqui de ante mão me desculpar pelas minhas..
O momento das nossas reuniões, o próprio EMECE e o final me fizeram entender o que é o vício de participar desse evento de tanto amor e união. Temos nossas falhas, nossas briguinhas, mais de nada fez desaparecer a emoção e a alegria que me encontrei em estar lá.
Como disse para algumas pessoas, esse foi o primeiro de muitos que ainda vou participar.
Gostaria de agradecer um por um, gostaria de citar o nome de todos, e agradecer de um a um o bem que me fizeram por eu estar lá com vocês.
A alegria contagiante, o sorriso sempre no rosto, o amor dos jovens, o amor de todos vocês.
Franzinha do meu coração, obrigada por tudo. Uma mãe realmente pra todos nós e uma pessoa que amo de paixão. Kellen, preciso nem falar né? És sim, bastante importante pra mim. Netto, obrigada por tudo. Aos anjos, querida Rosângela. E os demais o agradecimento especial a cada setor. Cada um de vocês são pessoas importantes pra mim, e que agora não vou querer largar.
Minha emoção é essa, minha alegria é contagiante. Aprendi demais com vocês, e só tenho a agradecer mesmo.
OBRIGADA POR TUDO..
Deixo aqui meu beijo e meu abraço em cada um.
Muita paz e luz..
Jéssyca Silva.
GALERIA DE FOTOS DO XIII EMECE!
Apresentamos o DIÁRIO DO XIII EMECE REENCARNAÇÃO A CIRANDA DA VIDA pelos jovens repórteres da Mocidade Espírita Vidal da Penha e Programação cedida pela CIJ -Coordenação de Infância e Juventude.
Assinar:
Postagens (Atom)